06 Dicas para Emagrecer Rápido e com Saúde – Revela Médico

Emagrecer é um dos propósitos recorrentes de sempre. Mas ao entrar em uma dieta cometemos sempre os mesmos erros por culpa de idéias preconceituosas e equivocadas. Continuamos procurando a dieta ideal para perder peso, embora possa prejudicar a nossa saúde. O ideal é perder peso sem afetar a saúde.

como emagrecer rápido“Para perder esse peso demais e precisa manter uma dieta equilibrada e variada e, em todo caso, reduzir um pouco o tamanho do prato e fazer exercício”, explica o nutrólogo e médico Doutor Enrique Bernoldi, professor titular do Departamento de Nutrição de umas das mais respeitadas universidades do país.

Mas quando decidimos entrar em uma dieta para emagrecer com certeza caímos em alguns erros e problemas, que se tornam perigosos, principalmente em pessoas com problemas de obesidade, já que podem sentir-se frustradas diante de resultados pouco duradouros.

“Nenhum alimento é capaz de nos fazer emagrecer”, aponta o Dr Bernoldi, que analisa tópicos recorrentes sobre o que funciona para perder barriga e processos de emagrecimento em sua resenha.

06 DICAS PARA EMAGRECER

Saiba como evitar os principais erros e mitos na hora de seguir uma dieta para emagrecer:

  1. Evitar o pão e a massa: Falso. Não há que descartar a massa e o pão, mas consumir de forma moderada e sem misturar com outros alimentos ricos em gorduras. A recomendação é tomar de 6 porções de cereais por dia. “Um de pão, são 30 gramas”, ressalta a especialista, quem lembre-se que os carboidratos fornecem 4 quilocalorias por grama em frente às 9 as gorduras e as 7 do álcool, além de ser fonte de fibra. Aponta, no entanto, que os carboidratos são metabolizados pior à noite, mas isso não remove “para o jantar uma sopa com um punhado de macarrão e uma fruta ou leite com o fim de facilitar a digestão”.
  2. Evitar os legumes: É um erro comum da maioria das dietas para emagrecer. Cozido com legumes ou arroz aumenta o valor nutritivo e diminui o teor calórico. Além disso, tem fibra, emagrecedores naturais e alto poder de saciedade.
  3. Melhor adoçante do que o açúcar: Falso. Uma colher de chá de açúcar traz 8 calorias no café da manhã. Um aporte calórico mínimo em comparação com a média de 2.000 calorias diárias de uma dieta para emagrecer equilibrada protótipo. Além disso, alguns estudos têm constatado que os adoçantes não são acionados os sinais de saciedade.
  4. Comer salada como prato único: Outro erro comum quando substituímos os primeiros e segundos pratos das refeições por uma salada como prato único. É certo que são ricas em água e pobres em carboidratos, proteínas e gorduras, por que não subir de peso. Mas não passa muito tempo até que a fome irrompe com força e isso é negativo. Doutor Bernoldi aconselha consumir alimentos com efeito saciante como prato principal (arroz, massas, legumes) e deixar as saladas e como guarnição.
  5. Comer frutas após as refeições engorda: Falso. A fruta tem baixo teor calórico, o mesmo se tomado antes, durante ou após as refeições.
  6. Bananas, uvas e figos têm muitas calorias: a Verdade é que são mais calóricos que a maçã ou a pêra, mas, em qualquer caso, não chegam a 100 quilocalorias por cada 100 gramas de porção comestível.

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