Cores dos olhos e sua influência genética

Cor dos olhos é um poligénica carácter fenotípica determinada por dois factores distintos: a pigmentação do olho da íris e a frequência-dependência da dispersão de luz pelo turva médio no estroma da íris.

Em humanos, a pigmentação da íris varia de marrom claro a preto, dependendo da concentração de melanina no epitélio pigmentar da íris (localizado na parte posterior da íris), o conteúdo de melanina dentro do estroma da íris (localizado na frente da íris). íris) e a densidade celular do estroma.

Alguns dos genes da cor dos olhos incluem OCA2 e HERC2 . A crença anterior de que a cor dos olhos azuis é um traço recessivo simplesfoi mostrado para ser incorreto. A genética da cor dos olhos é tão complexa que quase todas as combinações entre pais e filhos podem ocorrer.

olhos

Iris

A parte colorida do olho é chamada de íris. A íris tem pigmentação que determina a cor dos olhos. As íris são classificadas como sendo uma das seis cores: âmbar, azul, marrom, cinza, verde, avelã ou vermelho. Muitas vezes confundido com olhos castanhos, os olhos âmbar tendem a ser uma cor sólida de ouro ou cobre, sem manchas de azul ou verde típico dos olhos castanhos. Conheça um pouco sobre algumas cores de olhos:

Olhos Azuis

Olhos azuis têm um baixo nível de pigmento presente na íris. Recentemente, os cientistas anunciaram que todos com olhos azuis estão relacionados!

Por causa de vários grupos raciais que se casam, os olhos azuis, que geralmente são recessivos, estão se tornando cada vez mais raros. (Nota: Recentemente, perguntei aos meus sogros de olhos azuis como eles produziram meu cônjuge de olhos âmbar, dizendo-lhes incorretamente que era geneticamente impossível. Lição nº 381: não é engraçado sugerir que sua sogra fosse infiel.)

Olhos castanhos

Os olhos castanhos são a cor dos olhos mais comum no mundo, com mais de 55% da população mundial com olhos castanhos. A cor marrom dos olhos é um traço genético dominante e é criada pela presença de melanina no olho. Mais de cinquenta por cento da população mundial tem olhos castanhos, com quase todos os indivíduos da África e da Ásia compartilhando a cor dos olhos castanhos. Os olhos castanhos são tipicamente mais escuros do que outras cores de olhos, e podem até parecer negros em certos indivíduos.

Olhos cor de avelã

Os olhos cor de avelã são semelhantes aos olhos castanhos, embora sejam tipicamente mais claros e tenham uma tonalidade mais verde-amarelada. Os olhos cor de avelã têm uma maior concentração de melanina (pigmento) ao redor da borda do olho, o que pode resultar em uma aparência multicolorida que varia entre cobre e verde, dependendo da iluminação. A maioria das pessoas estima que cerca de 5-8% da população mundial tem olhos cor de avelã.

Olhos verdes

Crédito: BMA

A genética desempenha um papel na determinação da cor dos olhos. Mas é quase impossível prever com 100% de certeza a cor dos olhos de uma criança simplesmente por saber a cor dos olhos de seus pais.

Isso ocorre porque muitos genes diferentes estão envolvidos na herança da cor dos olhos, e diferentes interações e níveis de expressão desses genes podem alterar os resultados da cor dos olhos.

A estrutura dentro do olho que é responsável pela cor dos olhos é chamada de íris – a estrutura fina e circular que envolve a pupila. Além de controlar o tamanho da pupila e, portanto, a quantidade de luz que entra no olho, a íris contém células pigmentadas que determinam a cor dos olhos.

cores

Olhos vermelhos ou rosa

Duas condições principais causam uma coloração avermelhada ou rosada: albinismo e sangue vazando na íris. Embora os albinos tendam a ter olhos azuis muito, muito claros, devido à falta de pigmento, algumas formas de albinismo podem fazer com que os olhos pareçam vermelhos ou rosados.

Olhos albinos olhar pode olhar vermelho ou rosa devido à falta de pigmento na íris.

Olhos albinos olhar pode olhar vermelho ou rosa devido à falta de pigmento na íris. | Fonte

Olhos violetas

Oh, que azul arroxeado! Essa cor é mais freqüentemente encontrada em pessoas com albinismo. Dizem que você não pode verdadeiramente ter olhos violetas sem albinismo. Misture uma falta de pigmento com o vermelho da luz refletindo nos vasos sanguíneos nos olhos, e você terá uma linda violeta!

Olhos Cinzentos

Olhos cinzentos podem às vezes ser confundidos com olhos azuis claros, e ocorrem da mesma maneira. Acredita-se que o que faz com que esses olhos pareçam cinzentos em vez de azuis, tem a ver com a quantidade de colágeno presente no estroma. Isso interfere com o espalhamento Rayleigh, fazendo com que a luz reflita a cor cinza em vez de azul.

Olhos âmbar

Cerca de 5% do mundo tem olhos cor de âmbar. A cor âmbar ocorre devido à presença de um pigmento amarelo conhecido como lipocromo. Isto faz a íris retratar uma tonalidade avermelhada / acinzentada e uma cor amarelada / dourada que pode às vezes ser confundida com a cor avelã. Embora seja incomum em humanos, é comum em aves, peixes e caninos.

 

Leave a Comment